Nossa História

 

A Breve História da Rádio Web Casa do Jardim

 

      A ideia da Rádio Web da Casa do Jardim foi concebida no final do ano de 2015 quando o jornalista César Celente e a trabalhadora Andrea Teixeira, ambos trabalhadores da Casa do Jardim, fizeram a proposta de criar uma rádio na Gestão do Presidente Marco Baldino e do Vice-Presidente Aroldo Haro, que assumiriam o Biênio de 2016/2017.

      Durante os primeiros meses de 2016, a comunicação da Casa (que neste período, era uma Secretaria) reuniu os voluntários e publicitários Leocádia Costa e Guilherme Sacchi e o jornalista e locutor Daniel Rodrigues para, então, organizarem uma programação diária, quinzenal e mensal juntamente com a Diretoria. Além disso, a Comunicação ficou responsável por criar a identidade visual desenvolvida pelo então voluntário Humberto Guimarães, que assumiu também os cards de divulgação do ambiente da home da rádio junto com Larissa Peres do Amaral. O subtítulo da Rádio deixava claro a sua finalidade: Músicas, Entrevistas, Podcasts e Divulgação de Campanhas da Casa do Jardim.

 

  

 

     Nos meses que se seguiram, houve uma série de reuniões, envio de briefings e entrevistas aos trabalhadores da Casa, que demonstraram interesse ou foram convidados a participarem apresentando e produzindo os programas. Naquela fase contávamos com programas e apresentadores entusiasmados, além de outros conteúdos terceirizados que eram agregados na plataforma. O lançamento oficial da proposta ocorreu meses depois, em 11 de junho de 2016, no Salão do Passe da Casa do Jardim, num sábado pela manhã com a presença de alguns integrantes da equipe e da Diretoria. A primeira campanha veiculada pela Rádio Web Casa do Jardim foi: Sintonize com o seu Amor”, convidando os ouvintes a enviarem mensagens para o Dia dos Namorados.

      A primeira fase de implementação da rádio contou com a voz da rádio da trabalhadora Neusa Sá apresentando as Campanhas da Casa do Jardim durante a programação. As gravações eram feitas em sua maioria na Casa do Jardim (na salinha que hoje abriga o Setor Financeiro) com a supervisão técnica de César Celente. As vinhetas dos programas foram criadas e gravadas por Daniel Rodrigues.

      Nesta época, os 25 programas e seus apresentadores eram os seguintes:

  • “Pausa para Meditação” com músicas instrumentais;
  • “Rádio Novela” pela FEB;
  • “Comece bem o seu dia” com Aroldo Haro;
  • “Palestras da Casa do Jardim”, com a participação dos trabalhadores da Casa do Jardim;
  • “Jardim Musical” e “A essência do som” com Daniel Rodrigues;
  • “Espírito Imortal” e “Mensagens Espíritas”, com Morel Wilkon;
  • “Momento da Prece”, com trabalhadores da Casa do Jardim;
  • “Bom dia” e “A Boa Nova”, com Andrea Teixeira;
  • “Despertar do novo dia”, com o grupo Despertar de Reiki da Casa do Jardim;
  • “Drops do Bem” e “Gente Aberta”, com Guilherme Sacchi;
  • “Animais e Espiritualidade”, com Maurício Grillo;
  • “Planeta Terra”, com Cleia Barradas;
  • “Rede Projeto do Bem”, com César Celente;
  • “Estórias para quem gosta de ouvir”, com Neusa Sá;
  • “Alma Jovem”, com Andrea Teixeira e a participação de Nanda Silveira;
  • “Jardim Maior” e “Memória Viva”, com Leocádia Costa;
  • “Evangelho”, com Sara Silveira;
  • “A Casa é sua”, com Marco Baldin;,
  • “Roda de Conversa”, com Dinorá Fraga; e
  • “Introdução aos Fundamentos da Apometria”, com João Pedro Farias Rodrigues. Nessa fase, alguns programas sequer iniciaram e outros ficaram somente no primeiro episódio.

       A segunda fase de implementação da Rádio foi durante a Gestão Biênio  2018/2019, que manteve a mesma Diretoria. Oito desses programas, além da programação musical, permaneceram no ar (Pausa para Meditação, Rádio Novela, Comece Bem o Seu Dia, Palestras da Casa do Jardim, Despertar do Novo Dia, Rede Projeto do Bem, Estórias Para Quem Gosta de Ouvir e Roda de Conversa).

      A Rádio Web Casa do Jardim passou por readaptações técnicas e por mudança na equipe de voluntários sempre buscando melhorar a sua transmissão e conteúdo. Com a mudança para a plataforma BR LOGIC tivemos uma melhora técnica, mas que ainda provocava sobreposição de programas ou áudios, interrupção da transmissão e algumas dificuldades de fluxo na indexação da programação. Nestes anos a Diretoria se comprometeu em manter a Rádio no ar, com uma equipe reduzida, pois sabia da sua importância como veículo de divulgação do Evangelho, da Doutrina Espírita e da Apometria. 

      Em 2020, com a mudança de Gestão 2020/2021 e a chegada do novo Biênio com a Presidente Deyse Tanuri e a Vice-Presidente Roseli Pagano, a existência desse veículo foi a base para um novo desafio. Com a Pandemia do COVID-19, a Rádio Web Casa do Jardim se tornou o espaço virtual e acessível para o Atendimento Espiritual e a manutenção da conexão entre seus trabalhadores e os consulentes. Através das ondas dessa Rádio os ouvintes receberam passes, escutaram as mensagens edificantes do Evangelho, fizeram preces, estudaram obras espíritas e puderam se manter conectados à Espiritualidade enquanto a Casa do Jardim permanecia fisicamente fechada.

      Muitos trabalhadores da Casa do Jardim foram convocados a se religar com a Rádio e essa oportunidade em servir, mesmo à distância, tornou-se um grande desafio coletivo para distribuir tarefas e realizá-las. Entretanto, foi possível fazer da tecnologia uma aliada. A ferramenta de whatsApp – uma realidade acessível a todos os celulares – nos ajudou muito, agilizando as gravações e o envio dessas, preservando, assim, a participação de todos sem precisar sair de casa.

      Os resultados que obtivemos nesses 05 anos da Rádio Web Casa do Jardim comprovaram que os esforços de trabalhadores e o amparo da Espiritualidade tinha um único propósito: uma Rádio Espírita que fizesse brilhar as luzes de muitos corações! Podemos dizer que, nesse tempo, consolidamos a Rádio Web Casa do Jardim em nossa comunidade jardinense e além dela, já que em 2020 ganhamos novos ouvintes espalhados pelo mundo. A todos aqueles que construíram e fazem parte dessa história, a nossa eterna Gratidão.

      Hoje, atravessamos uma nova etapa, que traz novos desafios e que convida você a participar de forma direta, seja como ouvinte, trabalhador ou apoiador.